NÚCLEO TECNOLÓGICO DE ÁGUA BOA - NTM
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs 100 HORAS
CURSISTA: Maraisa Viana Pereira
ATIVIDADE 1.5 - CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA
FICHAMENTO
NOME DO PROGRAMA: Portal do Professor
ÁREAS DO CONHECIMENTO: BLOCOS LÓGICOS: linguagem, memória e relações de semelhanças.
OBJETIVOS
*Expressar por meio da linguagem a forma dos blocos lógicos, as cores, as espessuras e os tamanhos;
*expressar a semelhança entre peças que não conservam igualdade, argumentando com base em um ou dois atributos essenciais.
*Reconhecer formas, cores, e espessuras.
ESTRATÉGIAS
Atividade 1 -Encontrar semelhanças entre os diferentes blocos lógicos:
1º momento – O professor faz um bingo, distribui peças nas mesas com as crianças e mostra um cartão amarelo e anunciam à cor, as crianças retiram do montante todas as peças amarelas. Depois se pronunciam marcando a diferença entre as peças e destacando a semelhança da cor.
2º momento – O professor anuncia que as crianças têm 5 minutos para lembrar-se de um objeto amarelo, que não seja nenhuma peça do bloco lógico. Passados os cinco minutos, os grupos vão dizendo o que foi lembrado. Em seguida, a turma faz a contagem dos objetos de cada grupo para saber qual deles teve uma lembrança mais ativa.
‑
Atividade 2– Encontrar semelhança entre peças similares dos blocos lógicos:
1º momento – O professor apresenta às crianças um circulo e elas procuram no montante as peças semelhantes. Em seguida,dizem o nome da peça, desenha e descrevem oralmente as peças retiradas, o professor transcreve as características ditas pelas crianças e em seguida, faz o jogo da eliminação das características que não estão em todas as peças, deixando somente aquelas que estão em todas.
2º momento – O professor anuncia que as crianças têm 5 minutos para lembrar-se de objetos parecidos com círculos que têm nos carros e nos seus quartos. Terminado os cinco minutos,as crianças analisam qual o grupo que se lembrou de mais objetos.
AVALIAÇÃO
Na avaliação as crianças desenvolveram os exercícios de linguagem oral e escrita, falando e escrevendo para denominar as diferentes formas dos blocos lógicos; falaram sobre outros atributos dos blocos, como cores, espessuras e tamanhos diferentes; expressam a semelhança entre peças, argumentando com base em um ou dois atributos.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
*Blocos lógicos.
*jogos pedagógicos na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário