terça-feira, 21 de junho de 2011

Atividade 4.7

Redes Sociais e sua aplicabilidade em sala de aula

Existem diversos tipos de redes sociais, independente disso, todas buscam o compartilhamento de informações, interesses, conhecimentos que possa refletir em um contexto de maior participação democrática e mobilização social. Hoje, o computador pode ser considerado uma realidade na sala de aula. A questão principal no momento é como aplicar bem esse recurso, que nada mais é que um suporte universal, ao qual nos agregamos à medida que começamos a utilizá-lo, desde a realização de atividades simples.
O crescente aumento do uso da Internet teve como conseqüência a aproximação das pessoas que a usam freqüentemente para o compartilhamento e troca de informações ou idéias. A fim de tornar essas relações sociais pela web surgiu uma variedade de redes sociais tornando essa tecnologia um dos principais meios de compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.
As inovações e o surgimento de novas tecnologias têm modificado o comportamento das pessoas diante deste contexto de comunicação dentro de uma corporação. Devemos pensar e analisar a evolução da história da tecnologia, pois é uma das formas de podermos refletir sobre a importância do uso consciente das diversas tecnologias que nos cercam.

Atividade 4.6

Conceitos- Currículo e Tics
Currículo é um conjunto de ações desenvolvidas no âmbito escolar; que vão desde a distribuição por disciplinas, até as ações pedagógicas inseridas no projeto educacional da unidade escolar, No que diz respeito ao desenvolvimento desse currículo, o uso das tecnologias só potencializa as atividades realizadas. Penso que, a integração de diferentes mídias, nas ações implementadas pela escola, no cotidiano, possibilita de forma atual, questionadora e motivadora a consolidação de fato, de uma aprendizagem mais coerente e significativa, tornando possível uma maior e melhor parceria com a realidade do aluno. Currículo inclui todas as atividades e experiências que permitem que a criança aprenda. Inclui as atividades planejadas para atingir determinados objetivos educativos e acontecimentos inesperados que se revelam boas oportunidades para aprender.
As tecnologias devem estar presentes ao currículo, quando se desenvolve aulas através de projetos, fazendo com que os alunos tenham que vencer desafios. Os projetos precisam estar na realidade do aluno. O Laboratório de Informática sempre desperta a atenção dos alunos, mais e preciso que o professores planeje aulas. A escola deve se reestruturar, capacitando seus professores para que eles possam estar bem preparados para o uso das tecnologias no desempenho das atividades em sala de aula. As aulas têm que ser planejadas de forma interdisciplinar envolvendo outras disciplinas do currículo.

Atividade 4.5

Relato do Projeto
Com essa aula pude perceber a participação dos alunos, pois no momento cantar acontece todos os dias da semana, com participação dos e tem uma boa interação entre todos alguns já lidam bem com as músicas e outra já dispersão, mas pude perceber que todos cantam com alegre principalmente quando tem uma música nova que eles não saibam logo querem aprender, outros já têm a iniciativa de começar cantar e quer cantar cada vez mais.
 No momento de cantar no microfone todos querem participar, mesmo que não saiba cantar certinho, mas canta e anima a todos com o que sabem.com isso eles vai se desenvolvendo cada vez mais e perdendo a timidez entre os colegas. É de amplo conhecimento que a vivência musical dentro da Escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas outras coisas. Por meio da Educação Musical há a possibilidade de se proporcionar ao educando a vivência com outras pessoas.

Atividade 4.4

Autor

 Maraisa Viana Pereira

Tema
 Musica na Escola

Público Alvo

Todos os alunos da escola.

Dados da Aula

              O “Projeto Música na Escola” surgiu da necessidade de oferecer às nossas crianças uma atividade que vá além do currículo e do âmbito da Escola, pois é certo que a Música, a Dança e as demais artes fazem parte do dia-a-dia dos nossos alunos, independente de sua classe socioeconômica. É de amplo conhecimento que a vivência musical dentro da Escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas outras coisas. Por meio da Educação. É de amplo conhecimento que a vivência musical dentro da Escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas outras coisas. Por meio da Educação Musical há a possibilidade de se proporcionar ao educando a vivência com outras pessoas.
          Assim, estamos certos que a presente proposta servirá para desenvolver a auto-estima, valorizar os dons apresentados para a musicalização e contribuirá fortemente para melhoria da disciplina de nossas crianças.
Duração da Aula
15 minutos todos os dias.

Conhecimentos Prévios Trabalhados Pelo Professor Com o Aluno
- Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical;

- Possibilitar que os alunos aprendam a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical;
 Conhecer usos e funções da Música produzida em diferentes épocas e por sociedades distintas;
- Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do Brasil e do mundo.
Recursos da Aula

*Caixa de som com Microfone
*Câmera Digital
      *CDs

                                                              
Critérios de Avaliação

            Esse Projeto estará focado na Música com enfoque bastante amplo, através de atividades em classe, sendo que nas aulas serão trabalhados conteúdos integrantes do currículo escolar, enfatizando cidadania, ética, pluralidade cultural, meio ambiente, vida familiar e social, sempre com ênfase na prática e de atividades lúdicas.
            A avaliação do “Projeto Música na Escola” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com os alunos e serão observadas durante todo o “Projeto Música na Escola” através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão analisados pelos trabalhos aplicados em sala de aula durante cada bimestre.
                                     

Créditos
Durante o ano letivo de 2011.

Atividade 4.3

Socializando Experiencia com Projeto
As tecnologias nos ajudam muito na realização das atividades, pois são motivadoras e despertam os alunos na busca do conhecimento. Trabalhar com projetos implica em trazer para a sala de aula novas formas de ensinar e aprender.  Os alunos aprendem à medida que fazem, onde todos podem aprender com todos. Ao trabalhar com projeto temos a liberdade de acrescentar ou retirar o que precisa, para melhor atender ao currículo de nossa disciplina e de facilitar a realização do projeto pelos alunos.
Na realização dos projetos sempre surge algumas dúvidas, pois tem que ser bem trabalhadas em sala de aula, como meu ultimo projeto gostei de trabalhar, pois falava sobre as formas geométricas, trabalhou bem o desenvolvimento dos alunos e quando fomos para o computador eles adoram. As tecnologias nos ajudam muito na realização das atividades, pois são motivadoras e desperta os alunos a busca do conhecimento.

Atividade 4.2

Compartilhando Possibilidades de Contribuições Tecnológicas

O professor deve usar a tecnologia visando ao desempenho do educando, criando meios para melhorar o ensino. Com os avanços das tecnologias de informação e comunicação, possibilitaram a interação virtual, vem crescendo em um ritmo acelerado nos últimos anos, criando, assim mudanças de valores e comportamento na sociedade e na educação. Inúmeras são as possibilidades de contribuições das novas tecnologias para a sala de aula. Sabendo “usar, os conhecimentos podem ampliar a leitura de mundo e com isso transformar a realidade”. Dificilmente a prática pedagógica permanecerá a mesma para o professor que buscou atualização quanto ao uso das tecnologias. Uma das características que muito contribui para o incentivo do aluno, é que diante de uma tela as atividades fluem mais naturalmente e com clareza. Com isso o aluno se sente mais interessante quando esta fazendo em um computador. E o que querem nossos alunos, Quer as facilidades da vida moderna, outra característica importante é colocar tudo e todos interligados com essa nova tecnologia.

Atividade 4.1

Mudanças no Processo de Ensino
Usando as tecnologias atuais fazemos as atividades mais rápidas e com maior clareza que antes devido às fontes de pesquisa ser mais eficientes, com isso com certeza há melhores mudanças em nossa atuação. Com certeza, nada será como antes, O professor usa o espaço de acordo com os conhecimentos que tem as possibilidades de trabalho e o comportamento dos alunos diante da novidade. O professor deve se preparar muito mais, planejando cuidadosamente suas aulas, deve-se cuidar para que o aluno tenha orientações adequadas ao aprendizado escolar. Usando computadores e internet nas atividades escolares. Nossa vivência dentro do laboratório de informática mostra que muitos professores já têm uma coordenada e direcionamento mais aberto frente a essa nova tecnologia, outros, por sua vez, não dão a mínima importância porque não têm tempo para formação, os horários e o tempo são seus inimigos constantes. Daí a necessidade de incluir a formação entre as atividades cotidianas da escola.
Nosso desejo é que com essa facilidade haja mudança favorável na aprendizagem dos nossos alunos, pois as tecnologias desperta nos alunos uma motivação e curiosidade contribuindo assim na ampliação do conhecimento.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atividade 3.6

Atividade 3.5

Modalidade
Educação Infantil.
Nível de Ensino Componente Curricular
 Matemática
TEMA
Formas Geométricas

TÍTULO
Brincando e aprendendo com as formas geométricas.

Público Alvo
Os alunos do jardim A da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova Extensão Edna Lane de Oliveira Barbosa.

JUSTIFICATIVA

         O presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa e nela mostraremos a importância da geometria no cotidiano das crianças de 3 anos do jardim A da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova.
         O ensino aprendizagem no decorrer dos anos vem sofrendo mudanças em sua metodologia de ensino, buscando formas que facilitem o trabalho do educador no processo aprendizagem.
         Trabalhando com figuras geométricas o ensino fica mais prazeroso e divertido, além de esta contribuindo no desenvolvimento do raciocínio, a criatividade, e a imaginação do aluno.
         A maneira como propomos o desenvolvimento do trabalho com geometria permitira também a formação de várias habilidades pelos alunos entre elas as visuais de desenho e de argumentação lógica.
        
OBJETIVO GERAL
         Apresentar e destacar as diferentes propriedades das formas geométricas e compará-la em busca das propriedades comuns.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Desenvolver as Formas Geométricas.
·        Explorar as cores.

Duração da Aula
         A atividade será dividida em diferentes momentos com duração de 30 minutos cada.
Conteúdo
Formas, Tamanhos e Cores.
Estratégias e Recursos da Aula
         Para realizar a aula, utilizamos no chão figuras geométricas, pedindo que as crianças observasse com atenção as formas e dissessem o nome de cada forma. Em seguida a professora orientou as crianças que pegassem as figuras que estava num montante no centro da roda, separando-as por formas e depois por cores, conforme onde estavam sentados.
Recursos da Aula
- Giz.
- Blocos Lógicos.
-Maquina Digital.
Avaliação
         Os alunos foram avaliados através da participação, organização, sugestões e resoluções de trabalho e registro de forma oral de todos os alunos. Ao realizar essa atividade observei que os alunos se interessaram bastante, pois quando trabalhamos no concreto as crianças tem mais facilidade em assimilar os conteúdos.

Atividade 3.4

Cadastra no Portal do Professor.