quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atividade 3.5

Modalidade
Educação Infantil.
Nível de Ensino Componente Curricular
 Matemática
TEMA
Formas Geométricas

TÍTULO
Brincando e aprendendo com as formas geométricas.

Público Alvo
Os alunos do jardim A da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova Extensão Edna Lane de Oliveira Barbosa.

JUSTIFICATIVA

         O presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa e nela mostraremos a importância da geometria no cotidiano das crianças de 3 anos do jardim A da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova.
         O ensino aprendizagem no decorrer dos anos vem sofrendo mudanças em sua metodologia de ensino, buscando formas que facilitem o trabalho do educador no processo aprendizagem.
         Trabalhando com figuras geométricas o ensino fica mais prazeroso e divertido, além de esta contribuindo no desenvolvimento do raciocínio, a criatividade, e a imaginação do aluno.
         A maneira como propomos o desenvolvimento do trabalho com geometria permitira também a formação de várias habilidades pelos alunos entre elas as visuais de desenho e de argumentação lógica.
        
OBJETIVO GERAL
         Apresentar e destacar as diferentes propriedades das formas geométricas e compará-la em busca das propriedades comuns.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Desenvolver as Formas Geométricas.
·        Explorar as cores.

Duração da Aula
         A atividade será dividida em diferentes momentos com duração de 30 minutos cada.
Conteúdo
Formas, Tamanhos e Cores.
Estratégias e Recursos da Aula
         Para realizar a aula, utilizamos no chão figuras geométricas, pedindo que as crianças observasse com atenção as formas e dissessem o nome de cada forma. Em seguida a professora orientou as crianças que pegassem as figuras que estava num montante no centro da roda, separando-as por formas e depois por cores, conforme onde estavam sentados.
Recursos da Aula
- Giz.
- Blocos Lógicos.
-Maquina Digital.
Avaliação
         Os alunos foram avaliados através da participação, organização, sugestões e resoluções de trabalho e registro de forma oral de todos os alunos. Ao realizar essa atividade observei que os alunos se interessaram bastante, pois quando trabalhamos no concreto as crianças tem mais facilidade em assimilar os conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário